No final da II Guerra Mundial, a atividade da FB muda-se para Milão e, pouco depois Giuseppe Boselli entrega ao reputado técnico bolonhês Alfonso Drusiani o projeto de uma 125 de competição com motor de quatro tempos, ao contrário da tendência no momento nessa cilindrada, que pendia para os motores de dois tempos.
Em 1949, com o piloto de 125 cc Nello Pagani, a Mondial vence o
Grande Prémio da Holanda e o Grande Prémio da Suíça, enquanto Gianni Leoni vence o Grande Prémio das Nações: são três vitórias no Campeonato do Mundo e, além do título individual de Nello Pagani em 125 cc (no ano de estreia do Campeonato), a Mondial vence o campeonato de Construtores.
A Mondial DOHC na sua primeira versão (estreada em 1948) ganha o
Campeonato do Mundo não só em 1949, mas também no ano seguinte com Bruno Ruffo e em 1951 com Carlo Ubbiali.
1957 é a última grande era da Mondial. No Campeonato do Mundo de 125 cc, Provini ganha o Touring Trophy na Ilha de Man, o G.P. da Holanda e o G.P. da Bélgica. No final do ano, Provini sagra-se Campeão do Mundo na categoria 125 e Cecil Sandford é Campeão do Mundo na categoria de 250 cc. A Mondial vence também os títulos de Campeã do Mundo de Construtores na categoria de 125 e 250 cc.
No final de 1957, pouco antes de tomar a decisão de abandonar a competição, foi desenvolvido um protótipo de uma 125 com quatro árvores de cames à cabeça e distribuição desmodrómica.
Esta é a frase que nos ocorre quando nos referimos a esta nossa paixão total pelas duas rodas: “de novo em marcha!”. De facto, ao fim de vários anos de inatividade da F.B Mondial, Pierluigi Boselli, proprietário e descendente dos fundadores da marca, e Cesare Galli, proprietário da Pelpi International (empresa italiana fundada em 2002), graças à sua amizade e paixão partilhada pelas motos, fazem nascer um ambicioso projeto. A ideia é colocar esta histórica marca italiana de novo em marcha, partindo do ponto onde a marca havia parado, no sentido de manter e dar continuidade aos princípios que, no passado, representaram a F.B Mondial: tecnologia e qualidade estética.