0
Títulos mundiais no Campeonato de Construtores
0
Títulos mundiais no Campeonato de Pilotos
0
Vitórias em Grandes Prémios de 125 cc
0
Vitórias em Grandes Prémios de 250 cc

UMA HISTÓRIA DE VENCEDORES

1936
A sigla F.B significa “Fratelli (Irmãos) Boselli”, e a marca foi fundada em 1936 por Giuseppe Boselli com a colaboração dos seus irmãos Luigi, Carlo e Ettore.

Os três “anos de ouro” da Mondial na competição vão de 1949 a 1951, embora em anos posteriores, principalmente em 1957 (que foi o seu ano mágico) o seu prestígio tenha sido consolidado. No total, a F.B Mondial conta com 10 títulos mundiais de Velocidade, 5 de Pilotos e outros tantos de Construtores, nas classes de 125 e 250 cc.

No final da II Guerra Mundial, a atividade da FB muda-se para Milão e, pouco depois Giuseppe Boselli entrega ao reputado técnico bolonhês Alfonso Drusiani o projeto de uma 125 de competição com motor de quatro tempos, ao contrário da tendência no momento nessa cilindrada, que pendia para os motores de dois tempos.

1936
1949

Em 1949, com o piloto de 125 cc Nello Pagani, a Mondial vence o Grande Prémio da Holanda e o Grande Prémio da Suíça, enquanto Gianni Leoni vence o Grande Prémio das Nações: são três vitórias no Campeonato do Mundo e, além do título individual de Nello Pagani em 125 cc (no ano de estreia do Campeonato), a Mondial vence o campeonato de Construtores.

A Mondial DOHC na sua primeira versão (estreada em 1948) ganha o Campeonato do Mundo não só em 1949, mas também no ano seguinte com Bruno Ruffo e em 1951 com Carlo Ubbiali.

1949
1955
Em 1955, Tarquinio Provini com a 125 DOHC vence o Campeonato Italiano.
1955
1957

1957 é a última grande era da Mondial. No Campeonato do Mundo de 125 cc, Provini ganha o Touring Trophy na Ilha de Man, o G.P. da Holanda e o G.P. da Bélgica. No final do ano, Provini sagra-se Campeão do Mundo na categoria 125 e Cecil Sandford é Campeão do Mundo na categoria de 250 cc. A Mondial vence também os títulos de Campeã do Mundo de Construtores na categoria de 125 e 250 cc.

No final de 1957, pouco antes de tomar a decisão de abandonar a competição, foi desenvolvido um protótipo de uma 125 com quatro árvores de cames à cabeça e distribuição desmodrómica.

1957
De novo em marcha

Esta é a frase que nos ocorre quando nos referimos a esta nossa paixão total pelas duas rodas: “de novo em marcha!”. De facto, ao fim de vários anos de inatividade da F.B Mondial, Pierluigi Boselli, proprietário e descendente dos fundadores da marca, e Cesare Galli, proprietário da Pelpi International (empresa italiana fundada em 2002), graças à sua amizade e paixão partilhada pelas motos, fazem nascer um ambicioso projeto. A ideia é colocar esta histórica marca italiana de novo em marcha, partindo do ponto onde a marca havia parado, no sentido de manter e dar continuidade aos princípios que, no passado, representaram a F.B Mondial: tecnologia e qualidade estética.

PIEGA 125
IMOLA 125
HPS 125 CBS
HPS 125 ABS
FLAT TRACK 125
SMX MOTARD 125
SMX ENDURO 125
PIEGA 125
IMOLA 125
HPS 125 CBS
HPS 125 ABS
FLAT TRACK 125
SMX MOTARD 125
SMX ENDURO 125